Planejamento do Sprint2017-08-08T10:25:12+00:00

Planejamento do Sprint

O Sprint se inicia com a reunião de Sprint Planning, na qual se planeja o trabalho a ser realizado no próprio Sprint. Nessa reunião, Time de Desenvolvimento e Product Owner negociam, a partir dos itens do alto do Product Backlog, o que será desenvolvido. Ou seja, facilitados pelo ScrumMaster, eles selecionam um conjunto de itens do alto do Product Backlog que julgam ser capazes de desenvolver na duração do Sprint, o que é apenas uma previsão, e estabelecem um objetivo ou meta de negócios a ser alcançada com o desenvolvimento esses itens, chamada de Meta do Sprint. O Time de Desenvolvimento, então, se compromete com atingir essa Meta do Sprint.

É importante que os itens do alto do Product Backlog estejam preparados para que a reunião de Sprint Planning seja eficiente e produtiva. Itens que chegam à reunião sem detalhes suficientes, por exemplo, podem colocar todo o Sprint em risco.

Exemplo de Definição de Preparado

Exemplo de Definição de Preparado

Para garantir que esses itens estejam preparados para serem discutidos na reunião de Sprint Planning, pode-se criar e utilizar uma Definição de Preparado. São critérios claros que definem o que é necessário para um item estar preparado para ser colocado em desenvolvimento. Caso um Time de Scrum opte pelo uso de uma Definição de Preparado, o Time de Desenvolvimento passa a ter a prerrogativa de recusar, na a reunião de Sprint Planning, um item que não esteja preparado de acordo com essa definição.

Além do detalhamento necessário, por exemplo, outros critérios da Definição de Preparado podem incluir o item ser pequeno o suficiente e possuir os Critérios de Aceitaçãodefinidos, entre outros.

No primeiro Sprint, o Time de Desenvolvimento ainda não tem dados para gerar métricas sobre sua capacidade de trabalho em um Sprint. Ele pode estimar os itens do Product Backlog individualmente para possibilitar a futura obtenção dessas métricas úteis para o planejamento. Story Point é uma unidade muito utilizada por times Ágeis em suas estimativas. A partir dos Sprints seguintes, o Time de Desenvolvimento pode utilizar como parâmetro a média da quantidade de trabalho entregue nos últimos Sprints, que pode ser medida em Story Points.

Exemplo de Quadro de Tarefas (Sprint Backlog)

Exemplo de Quadro de Tarefas (Sprint Backlog)

Outra forma de se obter essas métricas é dividir e deixar sempre os itens do alto do Product Backlog bem pequenos, com pouca variação de tamanho entre eles, para então contar o número de itens entregues nos últimos Sprints e calcular a média. Em qualquer caso, essa quantidade de trabalho que se espera realizar por Sprint é chamada de Velocidade do Time de Desenvolvimento.

Além de, juntamente com o Product Owner, selecionar os itens e definir uma meta, o Time de Desenvolvimento também cria um plano de como o que foi selecionado será desenvolvido. Esse plano é geralmente expresso por tarefas a serem realizadas durante o Sprint. O conjunto de itens selecionados e seu respectivo plano é chamado de Sprint Backloge é geralmente representado na forma de um Quadro de Tarefas.

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