Case RH da DMCard

EVDnC no time de Gente e Gestão

Extreme Value-Driven Coaching (EVDnC) é um processo de treinamento com coaching criado pela Knowledge21 que, em uma semana de consultoria, acelera o fluxo de desenvolvimento ponta-a-ponta de um ou mais times da organização, gera aprendizados em desenvolvimento ágil e entrega produtos reais.

O EVDnC foi aplicado na DMCard com o time de Gente e Gestão, envolvendo 11 pessoas. Em uma semana de trabalho intensivo, elas realizaram sprints diárias completas (do planning a review/retrospective), e trabalharam com produtos reais do dia a dia.

As expectativas coletadas com o time foram:

  • Formação de Time
  • Alinhamento
  • Unir a Equipe
  • Gerar Catarse
  • Reunião para Definição do Quadro
  • Ajudar no Clima / União do Time
  • Desenvolvimento
  • Definição mais clara de como será o dia a dia com cada atividade a ser feita
  • Crescimento
  • Quadro dos processos
  • União da Equipe
  • Lidar com Frustrações
  • Rever processos
  • Reestruturar a Área
  • Integração
  • Lidar com sentimentos
gente e gestão DMCard

"Existia muita dúvida sobre como uma ferramenta ágil poderia ajudar em uma área que tem muito processo, muito prazo, leis, e vimos que funciona. É realmente mudar mindset, mudar a forma de enxergar os fluxos, os processos, as entregas de uma equipe."

Fabiana Tamaki, Gerente de Gente e Gestão na DMCard

Onde o RH é Gente e Gestão

Um dos objetivos da DMCard é empoderar clientes, e para isso, a empresa trabalha com os seguintes valores: Pensamento Digital, Visionários, Felicidade, Transparência e Inclusivos.

Esses valores são refletidos no setor de Recursos Humanos, que na DMCard é chamado de Gente e Gestão. Essa equipe é responsável por atividades como Recrutamento e Seleção, Endomarketing, Treinamento, Sindical, Jurídico, Trilha de Carreiras e muitas outras.

Um problema enfrentado por RHs de muitas organizações é: reconhecer quais são seus clientes. Times de RH têm bastante dificuldade em ver que seu trabalho tem, sim, um valor muito grande para a empresa. Ele não deve ser visto apenas como atividade secundária ou complementar.

“Um dos pontos que trabalhamos bastante foi entender esse fluxo de valor, compreendendo quem são os clientes. O cliente não é só a DMCard ou só a empresa em si, mas o cliente do RH, entre outros, e talvez o mais importante, é o próprio colaborador”, lembra José JR, Agile Expert na Knowledge21​.

Em 3 dias de trabalho a eficácia do time aumentou em 30% (números coletados durante os 3 últimos dias de EVDnC).

"Foi bem interessante desde o início, começamos literalmente nos passos básicos, conceituando o que é Agilidade, para que pudéssemos formar um time bem conciso, com pensamento ágil, colaboração e comprometimento com o todo."

José JR, Agile Expert na Knowledge21
Veja na íntegra o depoimento de Fabiana Tamaki, da DMCard, e José JR, da K21:

Um time construído a 4 mãos

No EVDnC, os Agile Coaches da Knowledge21 atuam como facilitadores. Participaram deste EVDnC os coaches José JR, Karen Monterlei, Danilo Risada, André Caribé e Lucas Gomes.

O time de Gente e Gestão da DMCard foi construído a quatro mãos. E esse foi um dos principais resultados, entre vários outros: a equipe se enxergar como e entender que é um time e não uma área ou departamento da organização.

dmcard

Com as dinâmicas de construção de propósito e visão, foi gerado um senso de colaboração e alinhamento entre as pessoas do time. 

Com isso, o propósito do Gente e Gestão ficou mais visível: valorizar as pessoas em busca dos melhores resultados.

Um quadro de coordenação foi criado desde o primeiro dia de EVDnC, garantindo visibilidade das atividades e alinhamento de prioridade do backlog entre os integrantes. Os trabalhos “invisíveis” tornaram-se de conhecimento de todos!

Colaboração e confiança no time

Um grande resultado foi o pensamento sistêmico da importância do RH para a empresa e a colaboração, entendendo que independentemente se alguém do time é um especialista, ele consegue ajudar as outras especialidades dentro do departamento, para que o resultado entregue seja o melhor para a empresa e para o colaborador. Sempre unindo as duas coisas.

“Um grande ganho que a equipe teve foi no final enxergar que são uma equipe que busca o mesmo objetivo. Em uma semana, conseguimos transformar o pensamento totalmente individual, tradicional, num pensamento colaborativo, um time realmente ágil pensando sempre no que é melhor para a empresa, no valor que está sendo entregue no final daquela tarefa, do dia ou da semana.”

José JR
Ao longo da semana, o time entendeu a Cultura Ágil, aumentando o engajamento, colaboração e qualidade das entregas. Houve o entendimento sobre pareamento, fatias finas, necessidades de automação e qualidade.
dmcard

O conhecimento e senso de responsabilidade de alguns processos não estão mais somente no indivíduo, mas sim compartilhados entre todos. Até o final do EVDnC, foi possível criar uma ação de colaboração para engajar todos os membros dos times sobre o processo de Admissão de Pessoas, Treinamento Interno e os produtos críticos de Operações (Administração de Pessoal).

“Cada um trabalhava bem individualmente. A confiança conquistada entre as pessoas, de segunda a sexta, foi exponencial. Hoje eles têm empatia um com o outro e a confiança de saber que se precisar de ajuda tem pessoas do lado que podem ajudar”, relata José.

Resultados obtidos:

  • Organização das tarefas a serem executadas e aprendizado sobre priorização olhando o ROI para a empresa
  • Definição do propósito da Área, associada ao Propósito da DM
  • Definição do fluxo de valor da área (Quadro Nosso Negócio)
  • Criação do Macro fluxo do processo da Admissão de Pessoas
  • Melhora na comunicação entre o time, resultando em entendimento do trabalho a ser realizado, mitigando problemas
  • Auto-organização para execução de tarefas independentemente da especialidade de cada um
  • Team Building - Mais respeito, confiança e empatia entre os integrantes
  • Macro fluxo de Treinamento Interno mapeado e definidas melhorias, algumas já experimentadas durante o EVDnC
  • Visão sistêmica de todo o fluxo de valor e impacto do trabalho de Gente e Gestão na empresa como um todo

Próximos passos

Ao final do EVDnC, além de uma big restrospectiva emocionante, foram identificados os próximos passos necessários, envolvendo ações práticas, assim como sentimentos e percepções, traduzindo os anseios em comportamentos dos membros do time.

“Realmente, ultrapassou todas as minhas expectativas, e agora é dar continuidade ao trabalho ágil, mais eficiente, com uma união de equipe, que é uma coisa de que estávamos precisando bastante. Esse trabalho do EVDnC foi impactante para nós.”​

Apesar do pouco tempo (apenas uma semana), os resultados foram visíveis. A partir deles, a DMCard vai seguir melhorando cada vez mais.

dmcard quadros

"O futuro é esse, só melhorar. Vamos ter esse mindset de melhoria contínua, de ter essa gestão à vista, esse quadro lindo colorido, realmente todo adaptado para os nossos processos e para a nossa área."

Fabiana Tamaki, Gerente de Gente e Gestão na DMCard

Sobre a DMCard

A DMCard é uma administradora de cartões de crédito de marca própria focada no varejo supermercadista. Criada em 2002, nasceu com o objetivo de criar uma operação de cartões para o varejo, fidelizando clientes e aumentando as vendas.

A empresa permite que o estabelecimento ofereça um cartão exclusivo para seus clientes, gerando vários benefícios para lojistas e consumidores. O cartão Private Label DMCard fortalece a marca do negócio, oferece maior poder de compra aos clientes e cria um relacionamento próximo entre loja e cliente.

A DMCard soma 2,2 mil lojas parceiras por todo o Brasil, mais de 2,8 milhões de cartões emitidos e aproximadamente R$1,5 bilhão em vendas.

A Knowledge21 facilita a transformação digital nas organizações, pelo caminho da Agilidade.

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