Olá, pessoal! Quero apresentar a Bárbara para vocês!

Conheci a Bárbara em um cliente, atuando como Scrum Master. Ela passou por vários desafios legais na construção do time e testou várias retrôs.

Recentemente, ela criou uma retrô super legal e topou compartilhar aqui com a gente! =D

Fala aí, Bá!


Eu estava em busca de uma retrospectiva coringa que despertasse a visão de futuro para o projeto, que trouxesse o time para perto e ainda criasse uma atitude positiva de comprometimento. Missão quase impossível, mas o que não existe, a gente inventa e por isso criei essa futurospectiva.

Inspirada no Future Facebook Posts do funretrospectives.com, essa é uma futuro/retrospectiva, energizer e team building.

Acredito que o que torna essa atividade incrível é que ela convida todos os participantes a expor os pontos individuais mais importantes a ser conquistados durante a Sprint e ao mesmo tempo envolve o restante do time para compartilhar e validar essas conquistas, pontuando o que eles consideram importante para o sucesso do projeto. Isso promove um ambiente de colaboração e empatia de uma forma descontraída.

Você pode usar um template em branco que disponibilizei logo abaixo, mas recomendo personalizar com as fotos e nomes de cada membro do time, ver o próprio nome e foto no quadro funciona como mágica para despertar mais interesse, empatia e fortalecer os vínculos da equipe.

Instruções:

  1. Imprima o Powerpoint  (template aqui)
  2. Prepare o quadro com o título da atividade, os perfis de cada membro do time e entregue os cards de postagens.
  3. Explique que vocês vão criar uma página do Facebook com a timeline de cada um. Imagine que estão no futuro vendo os posts que já se passaram, como as “lembranças de um ano atrás”.
  4. Futurospectiva: Peça para as pessoas se imaginarem na data do próximo encontro escrevendo as realizações até aquele dia em forma de publicação. Por exemplo: “Concluí o teste do novo produto!”. Tenha em mente que essa data futura é idealmente a de uma próxima planning. *Se o time estiver vivendo um momento mais tranquilo e não precisar focar tanto no trabalho, você pode pedir para incluírem conquistas pessoais como “fui ao cinema! ”, “corri 5km!”, as coisas vão ficar bem mais divertidas e é aí que entra o Energizer.
  5. Peça para cada um colar seus “posts” embaixo da sua foto.
  6. Team building: Ao final, distribua os “likes”. Cada pessoa pode colocar somente um LIKE por post. Distribua 5 likes por pessoa, O ideal é que tenha menos Likes por pessoa disponíveis do que o número de posts, para assim destacar os posts que realmente tem relevância para o grupo e merecem um LIKE.
  7. Ao final, iniciem uma conversa sobre os mais curtidos e porquê. Isso vai deixar claro para cada um o que o outro considera importante para aquela Sprint e o que é importante para o time todo. Encerre reforçando que na próxima planning os posts serão revisitados.
  8. Retrospectiva: No encontro de retorno, inicie a atividade com um bate papo sobre os posts que realmente foram concluídos e porque os outros não foram. Se quiser elaborar, anote os fatores de sucesso para os que foram concluídos e o que é possível fazer para que os demais objetivos, que não foram alcançados, não fracassem novamente.

Dá uma olhada como fica o quadro depois da atividade:

Em qualquer dinâmica de time, para que não surja a sensação de que a atividade não trouxe resultados ou que não teve um propósito claro, é importante essa etapa de revisita dos pontos trazidos na dinâmica anterior. Tenha em mente que mais importante do que aplicar uma dinâmica toda semana, é atingir os objetivos e direcionar os pontos propostos, mesmo que isso signifique trabalhar na mesma por semanas a fio.


Quem quiser trocar uma ideia com a Bá, chama ela lá no Linkedin 😉

Se interessou e quer conhecer mais Retrospectivas?

Baixe e-book GRATUITO sobre Retrospectivas Ágeis!

Valeu, gente!