Nos dias 27, 28 e 29 de junho, o Rio de Janeiro foi destino certo da comunidade Ágil. O Scrum Gathering Rio 2019 reuniu mais de 900 pessoas no Centro de Convenções SulAmérica, em três dias intensos de muito conteúdo e networking.

Essa é a sexta edição do SGRIO, e já é a maior de todos os tempos. Em número de participantes, palestrantes, estrutura e horas de atividades. A edição de 2014, primeiro ano do Scrum Gathering Rio, contou com apenas 392 participantes.

Confira alguns números do SGRIO 2019:

  • 5 Keynotes
  • 52 Palestrantes
  • 8 Workshops
  • +15 horas de Coaches Clinic
  • +3 horas de Open Spaces

Clima carioca

Em todos os cantos do Scrum Gathering Rio era possível ver referências à “Cidade Maravilhosa”. A tradicional combinação das praias cariocas, Mate Leão e Biscoito Globo, conquistou os participantes, vindos de vários lugares do Brasil e do mundo.

SGRIO 2019

O tradicional Mate Leão das praias cariocas foi distribuído aos visitantes nos três dias de evento

Um time de voluntários vestindo bermuda e chinelo, Havaianas de brinde aos visitantes, brincadeiras como sinuca, totó e ping pong. Estava formado o clima carioca, aconchegante e acolhedor, propenso à aprendizagem e networking de forma descontraída.

Keynotes e Palestrantes

O Scrum Gathering Rio contou com cinco keynotes: Klaus Leopold (LEANability), Mari Zaparolli (PagSeguro), Joe Yoder (Agilist & Computer Scientist), Breno Luz (Itaú-Unibanco) e Marcio Ballas (Ator e Apresentador).

Na abertura do evento, Howard Subblett, Chief Product Owner da Scrum Alliance, falou sobre a estrutura e as certificações da entidade, e como elas vêm ganhando grande visibilidade no mercado.

O primeiro keynote do evento, Klaus Leopold, foi apresentado por Rafael Sabbagh, um dos fundadores da K21. Klaus foi um dos primeiros instrutores e coaches de Kanban no mundo, e é autor do best-seller “Rethinking Agile”.

SGRIO 2019

Klaus Leopold, um dos primeiros instrutores de Kanban no mundo, foi Keynote no SGRIO 2019

Ele falou sobre o que é preciso para a manutenção de um ambiente em transformação ágil, explicando conceitos como transparência, stand up meetings, retrospectivas e métricas.

Na sexta-feira, foi a vez de Mari Zaparolli, do PagSeguro, subir ao palco com a palestra “Agilidade Organizacional: saia da inércia e conduza seus movimentos”.

Para promover a Transformação e escalar a Agilidade na organização, ela compartilhou algumas dicas, como reduzir o atrito, deixar claro papéis e responsabilidades, observar as lideranças, adotar a Agilidade ponta a ponta e redefinir as “regras do jogo”.

“Agilidade organizacional é cultura, são pessoas. Ao redor estão as práticas, e os resultados são consequência.” – Mari Zaparolli

No sábado, Joe Yoder falou sobre “Deliver Value with Confidence: Reconnecting Developers with Agile”. Ele apresentou diversos “Mitos do Ágil”, falou sobre o papel fundamental do desenvolvedor na construção do produto e sobre o termo “Big Ball of Mud” (complexidades e dependências técnicas construídas sem nenhum planejamento e que podem ter graves consequências).

Breno Luz, do Itaú-Unibanco, fez uma apresentação emocionante, compartilhando cases do RH do banco. Ele contou sobre o desafio de implementar a Agilidade em uma cultura tradicional de comando e controle, e como a jornada ágil dos times passa pelos conceitos de Propósito, Gestão Visual, Cerimônias, Priorização, Métricas, Time, Cliente e Melhoria Contínua.

Marcio Ballas, com o keynote “Improviso e Criatividade”, fechou as apresentações no sábado, com muito bom humor e participação do público. Ele contou sua trajetória e como desenvolveu a capacidade de ser mais criativo. Para isso, ele explicou sobre aceitação, adaptação, flexibilidade e cocriação.

As palestras foram divididas em seis trilhas: Agile Everywhere, Agile Management, Coaching & Facilitation, Product Management, Technical Excellence e Trends.

Entre os temas estavam tanto assuntos mais técnicos e específicos quanto visões de gestão e cultura aplicáveis em qualquer time. Os visitantes também puderam ver cases emocionantes e tendências, além de terem a oportunidade de colocar a mão na massa nos workshops.

Foram três dias de muita troca de conhecimento, aprendizagem e networking. Todos participando ativamente, discutindo, compartilhando e aprendendo sobre o mundo da Agilidade.

“O que é Agilidade de verdade? Você começa a conhecer a Agilidade quando você para de focar no cash e foca na satisfação do cliente.” – Avelar Leão

Falamos com alguns palestrantes e em breve você poderá conferir todas as entrevistas em vídeo aqui e no nosso Canal do YouTube. Não perca!

K21 no Scrum Gathering

No estande da Knowledge21, preparamos diversas ações e brindes. Os visitantes puderam imprimir fotos publicadas no Instagram com a hashtag #K21TrueAgile, rodar uma roleta recheada de brindes como pins, porta copos e camisetas K21, além de concorrer a cortesias de treinamentos.

SGRIO 2019

Rodrigo de Toledo, um dos fundadores da K21, foi palestrante no SGRIO

A lista de palestras e workshops do Scrum Gathering Rio incluiu nove Agile Experts da K21: Avelar Leão, Andressa Chiara, Avelino Ferreira, Rodrigo de Toledo, Lucas Freitas, Raphael Montenegro, Magno de Santana, Renan Melo e Walter Ramos.

Além disso, durante os três dias do SGRIO, nosso time interagiu com participantes no estande, nos Coaches Clinic e nos Open Spaces. A Knowledge21 é patrocinadora oficial do Scrum Gathering Rio e participa ativamente do evento desde a primeira edição.

Renata Bonora, People & Operations na K21, com a placa em homenagem aos patrocinadores do SGRIO

Agile Experts da K21 participando do Coaches Clinic

Estande da K21 contou com impressão de fotos, roleta de brindes e sorteio de treinamentos

Por aqui, já estamos pensando no próximo. Isso mesmo! O SGRIO 2020 já tem data marcada: 25, 26 e 27 de junho. Nos vemos lá!