Nos últimos tempos, o papel do RH vem definitivamente mudando, de uma função praticamente administrativa para uma função estratégica. Hoje, já vemos muitos Diretores / VPs de RH não só respondendo diretamente ao CEO, mas sim entrando diretamente no plano de sucessão do mesmo. Contudo, não paramos por aí. Na realidade entendemos que o RH deverá assumir um papel de altíssimo valor agregado, o trabalho com foco absoluto no cliente interno.

O RH tradicional focado na implementação de regras, padrões, políticas e controles MORRE. Morre pois ficamos rígidos. Morre pois viramos gargalo. Morre pois nos escondemos detrás das mesmas regras e políticas que criamos. Morre pois não estamos colocando o cliente como foco prioritário das nossas ações. E, não menos importante, o negócio/business não mais esperará ou aceitará que nossas muletas (normas e procedimentos) atrapalhem a rápida adaptabilidade que o mercado espera!

Agora, este dá lugar ao RH com foco na cultura ágil e, principalmente, com foco nos clientes. O RH deve promover flexibilidade, adaptabilidade e inovação para apoiar incondicionalmente a experiência do colaborador. O objetivo agora é estar mais perto dos times e seus componentes, permitindo assim que os mesmos sejam mais competentes em seus papéis, trabalhem e colaborem melhor uns com os outros, e tomem decisões mais rápidas. Tudo isso se dá através deste novo posicionamento, pois estaremos mais próximos dos clientes.

Tudo o que o RH fez nos últimos anos foi criar regras, ferramentas e processos informando a todos da organização como as coisas devem ser feitas.

O Manifesto de RH Ágil foi adotado e adaptado a partir do Manifesto Ágil de TI.

Através do Manifesto de RH Ágil, estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver uma nova cultura e, assim, passamos a valorizar:

  • Mais redes colaborativas e menos estruturas hierárquicas
  • Mais transparência e menos sigilo
  • Mais adaptabilidade e menos prescrição/rigidez
  • Mais inspiração e engajamento e menos gerenciamento
  • Mais motivação intrínseca e menos recompensas extrínsecas
  • Mais desejo e menos obrigação
  • Mais Humanos e menos Recursos (colaboração da K21)

O Agile HR pode ser visto de duas perspectivas: como o RH deve funcionar internamente e o que o RH deve entregar ao negócio. O RH é a força organizacional que impulsiona o negócio, com foco em criar melhores locais de trabalho por meio do desenvolvimento dos indivíduos e suas equipes, permeando todas as disciplinas.

O RH passa a ser o guardião da cultura ágil e de seus desdobramentos. Ágil é cultura, e não se muda cultura sem mudar as ferramentas, os processos e as metodologias.

Por outro lado, o RH verdadeiramente deveria se livrar ou, no mínimo, repensar todas as coisas que não são competências essenciais/principais:

  • Folha de pagamento poderia ser feita por Finanças, afinal, é o core business deles mesmos, não é?
  • O jurídico deveria fazer os documentos legais, e parece até óbvio, mas não trivial.

O RH precisa se concentrar no seu cliente: as pessoas!!!

Como o RH pode suportar uma transformação organizacional ágil? Reavalie a estrutura organizacional atual e projete uma nova estrutura que permita a adaptabilidade nos negócios, maximize a comunicação e a colaboração entre as equipes e facilite o fluxo de valor.

Finalmente chegou a hora de o RH sair do banco detrás das organizações e assumir de uma vez o volante da mesma.