Em alguns minutos Walter e eu entraremos ao vivo na Trilha de Kanban do TDC SP 2018, falando sobre STATIK: Systems Thinking Approach to Introduce Kanban. Talvez ainda dê tempo de você assistir pelo TDC Online.

Vou deixar neste post as principais referências utilizadas na palestra, além dos “””slides””” (após clicar, você entenderá o porquê de tantas aspas).

Principais referências

A palestra foi muito motivada pelas diversas experiências que tivemos introduzindo Kanban em diversos contextos, de empresas de tecnologia a departamentos de auditoria. As principais dicas e referências podem ser encontradas no post que originou a palestra, “O que é STATIK? Dicas para começar a aplicar o método Kanban”, publicado aqui mesmo no blog da K21. Os principais livros sobre STATIK você pode conferir diretamente no post original.

Não seremos redundantes aqui quanto às referências, mas acho justo deixar explícita a motivação gerada pela palestra do Travis Birch no LKNA18, “STATIK Beyond the Classroom”, a qual tive o privilégio de assistir ao vivo. Apesar das porradas que ele dá em frameworks aqui e ali, considero o conteúdo da palestra muito rico quanto ao que remete ao pensamento sistêmico. Para a nossa alegria, a LKU disponibilizou recentemente a palestra no Youtube!

Uma referência curiosa utilizada por nós no uso do STATIK é TED Talk o “How to make a toast”, que você pode conferir também no site oficial deles.

O “””deck de slides”””

Grandes fãs da facilitação visual, Walter e eu optamos por usar mais canetas e papéis e menos powerpoint e google images. O resultado (as imagens utilizadas na palestra) você pode conferir aqui.

Contatos

Se quiser continuar o papo comigo e com o Walter e não estiver no TDC, você pode chamar a gente no Linkedin, no Twitter, ou aqui mesmo nos comentários! 🙂

Pra mandar e-mail é mais fácil ainda: luiz@k21.com.br e walter@k21.com.br

😉