Por que usar Avatar no quadro de tarefas?

Avatar significa uma representação em um outro mundo. Por isso, o nome do filme Avatar. Porém, em um quadro de tarefas, denominamos Avatar a nossa representação no mundo do trabalho. Em geral, usar avatar no quadro de tarefas significa que há uma imagem associada a cada membro do time, indicando a tarefa na qual está trabalhando.

Avatar Rodrigo de Toledo

Avatar Rodrigo de Toledo

Para que serve o Avatar no quadro de tarefas?

Para sabermos quem está fazendo o que no time. Assim, eles podem se coordenar no seu trabalho.

Avatar do Time

Avatar do Time

Por que Avatar é melhor que colocar as iniciais do nome?

  • Visual: quando qualquer pessoa olha o quadro, ela imediatamente já sabe quem está fazendo o quê.
  • Prático: terminou uma tarefa, alguém faltou, vai rolar uma programação em par? Não precisa ficar apagando e reescrevendo o nome, rabiscar as tarefas, etc. Basta mover o avatar para onde você deseja.
  • Lúdico: montar ou escolher os avatares é uma ótima dinâmica de Construção do Time (Team Building).

Mas os principais motivos são:

  • Limitar a quantidade de trabalho em andamento (Work in Progress, WIP) por pessoa. Um dos problemas que os métodos ágeis tentam resolver é diminuir a quantidade de trabalho em paralelo. Não existe uma pessoa que esteja de fato trabalhando em mais de uma coisa simultaneamente (a não ser que ela esteja digitando ao mesmo tempo em 2 ou mais computadores). Pare de começar e comece a terminar!
  • Não criar registro de quem era aquela tarefa. O produto é responsabilidade de todo o Time e cada membro deve ser responsável por ele (Collective ownership).
  • Evitar métricas idiotas. Exemplo: Quantas tarefas cada pessoa fez, qual o seu percentual de atuação em cada história, etc. Veja nosso post sobre Métricas Tóxicas.

Não pega no meu Avatar!

A Reunião Diária (Daily Meeting) é do time e para o time. Não pode haver alguém que fique na frente do quadro, nem mesmo o Scrum Master, dizendo quem vai fazer o que. Se alguém pegar no seu Avatar, então grite:

NÃO PEGA NO MEU AVATAR!!!

Imagem do filme Avatar em que Neytiri protege Sully com uma faca e grita! Na imagem o grito foi substituído por NÃO PEGA NO MEU AVATAR!

Veja outras dicas para deixar suas reuniões diária mais produtivas.

Mantenha o quadro atualizado

Finalmente, isso só vai funcionar se o quadro estiver atualizado. Ele tem que refletir a realidade e ser o retrato atual do time. Se temos que perguntar para as pessoas o que elas estão fazendo, o Avatar e até mesmo o próprio quadro estão perdendo os seus propósitos.

Quer saber mais sobre?

Outros posts: