No início deste mês tivemos a 4ª edição do Scrum Gathering Rio. Foi de longe a maior edição do evento, contando com 500 participantes e 165 pessoas na fila de espera. Jeff Sutherland, co-criador do Scrum, foi nosso convidado e um dos nossos Keynotes, juntamente com Ademar Aguiar, um dos agilistas mais brilhantes pelo mundo. Entre as inúmeras conversas que tivemos, uma em especial foi bem interessante: Daily Scrum.
Como era a primeira vez de Jeff no Brasil, gastamos um fim de semana inteiro visitando pontos turísticos e, claro, falando sobre Scrum. Todos nós aprendemos bastante saboreando cervejas artesanais, sempre bem geladas ;P
A definição do Jeff sobre a Daily Scrum foi simples, mas ao mesmo surpreendente: “Qual é a menor mudança que podemos fazer hoje para que esta sprint nos torne ainda mais rápidos e nos ajude a entender melhor nossa organização?”
Como trainer e coach, continuo observando várias disfunções nas reuniões de Daily Scrum por aí. Geralmente, a causa raiz é que as pessoas, muitas das vezes, não entendem o propósito daquilo que estão fazendo. Infelizmente, o mesmo se aplica às reuniões de Review e Retrospectiva.
A falta de conhecimento do propósito daquilo que fazemos diariamente é mais comum do que se imagina. Alguns mitos ainda estão sendo cultivados e meu objetivo neste post é explorar somente os três primeiros que, na minha opinião, são os mais importantes. Os três principais mitos são:
#1) Daily Scrum como status report:
Gerentes e, por quê não, gerentes de projetos, continuam sentindo a necessidade, mesmo que pequena, de implementação do Comando e Controle. Esta é a principal razão pela qual muitas organizações estão usando a Daily Scrum como reunião de status report.
Assim, a Daily Scrum deixa de ser uma reunião auto-organizada dos membros do time e passa a ser um momento de avaliação de como o trabalho está sendo feito.
Como o Jeff diz, não é possível fazer o dobro do trabalho na metade do tempo se os princípios não estão sendo seguidos corretamente. A Daily Scrum não é uma reunião de status report..
O Scrum Guide diz que os membros do time usam a Daily Scrum para acompanhar o progresso em relação ao Objetivo da Sprint. Outro ponto importante que o Scrum Guide traz é que o ScrumMaster deve sempre lembrar que a Daily Scrum pertence aos membros do time e cabe a eles decidirem como irão conduzir.
#2) Daily Scrum como uma reunião para resolver problemas
Existe uma razão para a Daily Scrum também ser conhecida como Standup Meeting: se as pessoas sentarem, a probabilidade da reunião se estender mais do que o necessário aumenta significativamente.
O Scrum Guide deixa claro: “A Daily Scrum é uma reunião de 15 minutos para o Time sincronizar as atividades e criar um plano para as próximas 24 horas.”
Muitas pessoas, equivocadamente, acreditam que a Daily Scrum é usada para:
- notificar problemas para o ScrumMaster;
- discutir como resolver o problema que você teve no dia anterior (e que não foi resolvido ainda);
- reunir os membros do time para discutir questões técnicas.
Apenas para deixar claro: caso você encontre um impedimento que não pode resolver por conta própria, você deve pedir ajuda no mesmo momento. Não espere até a próxima Daily para resolver o problema, ok?
#3) Daily Scrum como o único momento para atualizar o quadro do Time
Você já viu isso, certo? Os membros do time esperam até a Daily para mover todas as tarefas completadas durante o dia de desenvolvimento. Mas pera aí: qual o motivo de termos um quadro lindamente estruturado, num local onde todos podem ver, se ele fica 23 horas e 45 minutos desatualizado todos os dias?
Quando uma tarefa for concluída, coloque-a no done e mova a próxima tarefa para o doing. Não espere até a próxima Daily. Isso não faz sentido nenhum. Lembre-se sempre da seguinte regra: o quadro do time precisa estar sempre atualizado. E a responsabilidade de mantê-lo assim é sua e de cada membro do time.
E como está a Daily Scrum do seu time?
A Daily Scrum é incrivelmente efetiva se você executá-la corretamente. Ela é simples e direta, mas você precisa se perguntar o tempo todo: será que eu sei por quê estou fazendo isso?
Pensar assim pode te ajudar a chegar sempre no próximo passo. Espero que tenha gostado deste post sobre a Daily Scrum e espero que possa te ajudar a refletir sobre o quão efetiva é a Daily do seu time.
Deixe o seu comentário 😉
Em um grupo de agilistas foram comentadas algumas proposts sobre a daily e gostaria da sua opinião a respeito. Foram elas:
Podemos fazer a Daily após a reunião de Planning ?
Se a Planning for a tarde, podemos fazer uma Daily pela manhã ?
Podemos adaptar o Scrum para atender a realidade da nossa empresa e sermos ágeis nas mudanças ?
Vamos lá. Respostas inline 😉
1)Podemos fazer a Daily após a reunião de Planning ?
Sim, pode, claro. Mas lembre-se que o objetivo da daily é ajudar o time a se auto-organizar e planejar como vai atacar o trabalho que tem pela frente nas próximas 24 horas. Então lá no Scrum Guide a gente tem aquelas famosas 3 perguntas: O que fiz ontem, o que vou fazer hoje e que impedimentos tenho. Mas pq vc faria isso no primeiro dia? Bom, não dá pra responder 2 das 3 perguntas, certo? Ontem foi Domingo 🙂 e ainda não há impedimentos, mas é muito legal pensar como o time vai se auto-organizar pro primeiro dia de trabalho.
2)Se a Planning for a tarde, podemos fazer uma Daily pela manhã ?
Nesse caso eu deixaria pra fazer a Daily só no dia seguinte mesmo…
3)Podemos adaptar o Scrum para atender a realidade da nossa empresa e sermos ágeis nas mudanças ?
Essa pergunta não é tão simples. Ela depende do tipo de adaptação que você está se referindo. Se quiser nos explicar mais, será um prazer responde-lo 😉
As atividades dos time as vezes levam 2 ou 3 dias para serem concluídas. Então eles questionam o propósito da reunião ser diária porque eles repetem o discurso do dia anterior.
É comum essa situação? Fatiar a demanda para caber em um dia nem sempre é possível.
A busca por atividades que caibam em 1 dia tem como principal objetivo dar foco ao trabalho do time.
Tive um exemplo prático recente e que ajudou bastante nesta questão. Dois times que passei tiveram que construir processos batch complexos. Um deles, mais detalhista, quebrou o processo em pedaços (tarefas) bem pequenos: “Motor de validação; Entrada JSon; Saída JSon; DAO; Motor de mensagem…”. O outro colocou apenas a atividade: “Construir batch do XYZ”, pois, segundo eles, o batch era complexo demais para ser dividido.
No primeiro time, todo dia eles andavam com uma tarefa. Alguns dias a tarefa levou mais tempo para ficar pronta, mas isso não atrapalhou. Já no segundo a resposta durante toda a Sprint foi a mesma: “Estamos fazendo”. Resultado: O primeiro time acabou o batch no 5º dia da Sprint. O segundo terminou a Sprint de 10 dias úteis sem conseguir entregar.
Na retrospectiva, quando questionado o que faltava ser construído no batch, os desenvolvedores do segundo time não sabiam responder e ficaram visivelmente desconcertados. Tinham uma parte de tudo e ao mesmo nada.
A falta de foco dificulta a entrega.
Por estudos e experiência posso afirmar que o que faz com que as pessoas não cumpram , ou melhor, incorporem o seu papel e responsabilidades corretamente no Scrum , é certamente por não ter havido uma preparação ou avaliação da cultura empresarial para que essas pessoas tenham a devida delegação de autoridade e comportamento de auto-organização. Se a estrutura de poder é hierarquizada e as responsabilidades não são delegadas, como esperar que alguém cumpra de forma auto-determinada e auto-suficiente qual o passo atual e o próximo? Assim a Pessoa prefere esperar a próxima Daily Scrum, por exemplo, para reportar algo ou um problema ao qual caberia a ela mesma decidir ou resolver no dia anterior.
Bom dia !! Baseado na experiência de vocês, o cliente pode participar da daily?? Tenho mts clientes pedindo com a justificativa de se aproximar do time, ter transparência e ajudar caso tenha necessidade de alguma adaptação. Sei que precisamos de maturidade e sentir o cliente antes mas não sei qual seria o melhor caminho. Desde já agradeço!
A Daily é uma reunião do time de desenvolvimento para o time de desenvolvimento. Se esse time acha fundamental chamar o cliente próximo quando há alguma dúvida, é possível abrir uma exceção pontual.
O cliente estar em todas as dailies é uma disfunção e como tal, devemos buscar a causa raíz para saber a fonte do problema. Exemplos: Falta de entrega está gerando no cliente o sentimento de “deixa eu ver o que está acontecendo aqui”; itens do backlog estão imaturos; PO está com pouco tempo para ficar próximo ao time; contexto desconhecido; etc.
Bom dia !
Me desculpe antecipadamente se a pergunta é básica, mas fiquei com dúvida em relação ao item #3) Daily Scrum como o único momento para atualizar o quadro do Time
Em todos os projetos que atuo como Scrum Master, realmente as tarefas só são movidas no quadro durante a daily, e segue a atualização do Burndown com o que foi para DONE no dia.
Considerando que o quadro pode ser atualizado a qualquer momento pelo time, como fica a atualização do Burndown ? Supondo que desenvolvedores concluam tarefas em momentos distintos do mesmo dia por exemplo, como refletir no burndown que é “traçado” por dia ?
Na própria daily o time pode dizer o que foi feito no dia anterior.
Muito bom, aqui identifiquei alguns problemas que tenho em minhas Daily rsrsrs
O que vale mais?
– Daily Scrum começando pontualmente no horário, todos os dias, ou;
– Aguardar a chegada de colaborador (es) atrasados?
Daily Scrum começando pontualmente no horário.
Se ficarmos aguardando os atrasados estamos desrespeitando as pessoas que chegam no horário.
Outro ponto importante, é definir bem o horário de início da daily. Não adianta marcar 9h se a maioria das pessoas chega 9:30. Tem que ser algo bom para todos.