Mitos e Fatos sobre a Daily Scrum

No início deste mês tivemos a 4ª edição do Scrum Gathering Rio. Foi de longe a maior edição do evento, contando com 500 participantes e 165 pessoas na fila de espera. Jeff Sutherland, co-criador do Scrum, foi nosso convidado e um dos nossos Keynotes, juntamente com Ademar Aguiar, um dos agilistas mais brilhantes pelo mundo. Entre as inúmeras conversas que tivemos, uma em especial foi bem interessante: Daily Scrum.

Como era a primeira vez de Jeff no Brasil, gastamos um fim de semana inteiro visitando pontos turísticos e, claro, falando sobre Scrum. Todos nós aprendemos bastante saboreando cervejas artesanais, sempre bem geladas ;P

A definição do Jeff sobre a Daily Scrum foi simples, mas ao mesmo surpreendente: “Qual é a menor mudança que podemos fazer hoje para que esta sprint nos torne ainda mais rápidos e nos ajude a entender melhor nossa organização?”

Como trainer e coach, continuo observando várias disfunções nas reuniões de Daily Scrum por aí. Geralmente, a causa raiz é que as pessoas, muitas das vezes, não entendem o propósito daquilo que estão fazendo. Infelizmente, o mesmo se aplica às reuniões de Review e Retrospectiva.

A falta de conhecimento do propósito daquilo que fazemos diariamente é mais comum do que se imagina. Alguns mitos ainda estão sendo cultivados e meu objetivo neste post é explorar somente os três primeiros que, na minha opinião, são os mais importantes. Os três principais mitos são:

#1) Daily Scrum como status report:

Gerentes e, por quê não, gerentes de projetos, continuam sentindo a necessidade, mesmo que pequena, de implementação do Comando e Controle. Esta é a principal razão pela qual muitas organizações estão usando a Daily Scrum como reunião de status report.

Assim, a Daily Scrum deixa de ser uma reunião auto-organizada dos membros do time e passa a ser um momento de avaliação de como o trabalho está sendo feito.

Como o Jeff diz, não é possível fazer o dobro do trabalho na metade do tempo se os princípios não estão sendo seguidos corretamente. A Daily Scrum não é uma reunião de status report..

O Scrum Guide diz que os membros do time usam a Daily Scrum para acompanhar o progresso em relação ao Objetivo da Sprint. Outro ponto importante que o Scrum Guide traz é que o ScrumMaster deve sempre lembrar que a Daily Scrum pertence aos membros do time e cabe a eles decidirem como irão conduzir.

#2) Daily Scrum como uma reunião para resolver problemas

Existe uma razão para a Daily Scrum também ser conhecida como Standup Meeting: se as pessoas sentarem, a probabilidade da reunião se estender mais do que o necessário aumenta significativamente.

O Scrum Guide deixa claro: “A Daily Scrum é uma reunião de 15 minutos para o Time sincronizar as atividades e criar um plano para as próximas 24 horas.”

Muitas pessoas, equivocadamente, acreditam que a Daily Scrum é usada para:

  1. notificar problemas para o ScrumMaster;
  2. discutir como resolver o problema que você teve no dia anterior (e que não foi resolvido ainda);
  3. reunir os membros do time para discutir questões técnicas.

Apenas para deixar claro: caso você encontre um impedimento que não pode resolver por conta própria, você deve pedir ajuda no mesmo momento. Não espere até a próxima Daily para resolver o problema, ok?

#3) Daily Scrum como o único momento para atualizar o quadro do Time

Você já viu isso, certo? Os membros do time esperam até a Daily para mover todas as tarefas completadas durante o dia de desenvolvimento. Mas pera aí: qual o motivo de termos um quadro lindamente estruturado, num local onde todos podem ver, se ele fica 23 horas e 45 minutos desatualizado todos os dias?

Quando uma tarefa for concluída, coloque-a no done e mova a próxima tarefa para o doing. Não espere até a próxima Daily. Isso não faz sentido nenhum. Lembre-se sempre da seguinte regra: o quadro do time precisa estar sempre atualizado. E a responsabilidade de mantê-lo assim é sua e de cada membro do time.

E como está a Daily Scrum do seu time?

A Daily Scrum é incrivelmente efetiva se você executá-la corretamente. Ela é simples e direta, mas você precisa se perguntar o tempo todo: será que eu sei por quê estou fazendo isso?

Pensar assim pode te ajudar a chegar sempre no próximo passo. Espero que tenha gostado deste post sobre a Daily Scrum e espero que possa te ajudar a  refletir sobre o quão efetiva é a Daily do seu time.

Deixe o seu comentário 😉

Por |2018-09-16T23:01:43+00:0027 de julho, 2017|Desenvolvedor, Facilitação, Gestão, Organizacional, Scrum, Scrum Master|

Sobre o Autor:

Marcos Garrido é o único Certified Enterprise Coach (CEC) brasileiro, fazendo parte do seleto grupo de 34 pessoas no mundo que possuem as duas certificações mais importantes da Scrum Alliance. Com grande atuação internacional, Marcos possui larga experiência em gestão de produtos.

10 Comments

  1. Leonardo Felipe 29/07/2017 em 20:21 - Responder

    Em um grupo de agilistas foram comentadas algumas proposts sobre a daily e gostaria da sua opinião a respeito. Foram elas:

    Podemos fazer a Daily após a reunião de Planning ?

    Se a Planning for a tarde, podemos fazer uma Daily pela manhã ?

    Podemos adaptar o Scrum para atender a realidade da nossa empresa e sermos ágeis nas mudanças ?

    • Marcos Garrido 02/08/2017 em 15:36 - Responder

      Vamos lá. Respostas inline 😉

      1)Podemos fazer a Daily após a reunião de Planning ?

      Sim, pode, claro. Mas lembre-se que o objetivo da daily é ajudar o time a se auto-organizar e planejar como vai atacar o trabalho que tem pela frente nas próximas 24 horas. Então lá no Scrum Guide a gente tem aquelas famosas 3 perguntas: O que fiz ontem, o que vou fazer hoje e que impedimentos tenho. Mas pq vc faria isso no primeiro dia? Bom, não dá pra responder 2 das 3 perguntas, certo? Ontem foi Domingo 🙂 e ainda não há impedimentos, mas é muito legal pensar como o time vai se auto-organizar pro primeiro dia de trabalho.

      2)Se a Planning for a tarde, podemos fazer uma Daily pela manhã ?

      Nesse caso eu deixaria pra fazer a Daily só no dia seguinte mesmo…

      3)Podemos adaptar o Scrum para atender a realidade da nossa empresa e sermos ágeis nas mudanças ?

      Essa pergunta não é tão simples. Ela depende do tipo de adaptação que você está se referindo. Se quiser nos explicar mais, será um prazer responde-lo 😉

  2. Rodrigo 19/10/2017 em 23:25 - Responder

    As atividades dos time as vezes levam 2 ou 3 dias para serem concluídas. Então eles questionam o propósito da reunião ser diária porque eles repetem o discurso do dia anterior.
    É comum essa situação? Fatiar a demanda para caber em um dia nem sempre é possível.

    • Avelino Ferreira 18/11/2017 em 23:13 - Responder

      A busca por atividades que caibam em 1 dia tem como principal objetivo dar foco ao trabalho do time.

      Tive um exemplo prático recente e que ajudou bastante nesta questão. Dois times que passei tiveram que construir processos batch complexos. Um deles, mais detalhista, quebrou o processo em pedaços (tarefas) bem pequenos: “Motor de validação; Entrada JSon; Saída JSon; DAO; Motor de mensagem…”. O outro colocou apenas a atividade: “Construir batch do XYZ”, pois, segundo eles, o batch era complexo demais para ser dividido.

      No primeiro time, todo dia eles andavam com uma tarefa. Alguns dias a tarefa levou mais tempo para ficar pronta, mas isso não atrapalhou. Já no segundo a resposta durante toda a Sprint foi a mesma: “Estamos fazendo”. Resultado: O primeiro time acabou o batch no 5º dia da Sprint. O segundo terminou a Sprint de 10 dias úteis sem conseguir entregar.

      Na retrospectiva, quando questionado o que faltava ser construído no batch, os desenvolvedores do segundo time não sabiam responder e ficaram visivelmente desconcertados. Tinham uma parte de tudo e ao mesmo nada.

      A falta de foco dificulta a entrega.

  3. Cláudio Cosenza 27/12/2017 em 02:55 - Responder

    Por estudos e experiência posso afirmar que o que faz com que as pessoas não cumpram , ou melhor, incorporem o seu papel e responsabilidades corretamente no Scrum , é certamente por não ter havido uma preparação ou avaliação da cultura empresarial para que essas pessoas tenham a devida delegação de autoridade e comportamento de auto-organização. Se a estrutura de poder é hierarquizada e as responsabilidades não são delegadas, como esperar que alguém cumpra de forma auto-determinada e auto-suficiente qual o passo atual e o próximo? Assim a Pessoa prefere esperar a próxima Daily Scrum, por exemplo, para reportar algo ou um problema ao qual caberia a ela mesma decidir ou resolver no dia anterior.

  4. Bárbara Koch 23/07/2018 em 11:16 - Responder

    Bom dia !! Baseado na experiência de vocês, o cliente pode participar da daily?? Tenho mts clientes pedindo com a justificativa de se aproximar do time, ter transparência e ajudar caso tenha necessidade de alguma adaptação. Sei que precisamos de maturidade e sentir o cliente antes mas não sei qual seria o melhor caminho. Desde já agradeço!

    • Avelino Ferreira 24/07/2018 em 22:25 - Responder

      A Daily é uma reunião do time de desenvolvimento para o time de desenvolvimento. Se esse time acha fundamental chamar o cliente próximo quando há alguma dúvida, é possível abrir uma exceção pontual.

      O cliente estar em todas as dailies é uma disfunção e como tal, devemos buscar a causa raíz para saber a fonte do problema. Exemplos: Falta de entrega está gerando no cliente o sentimento de “deixa eu ver o que está acontecendo aqui”; itens do backlog estão imaturos; PO está com pouco tempo para ficar próximo ao time; contexto desconhecido; etc.

  5. Elaine 25/07/2018 em 10:46 - Responder

    Bom dia !
    Me desculpe antecipadamente se a pergunta é básica, mas fiquei com dúvida em relação ao item #3) Daily Scrum como o único momento para atualizar o quadro do Time
    Em todos os projetos que atuo como Scrum Master, realmente as tarefas só são movidas no quadro durante a daily, e segue a atualização do Burndown com o que foi para DONE no dia.
    Considerando que o quadro pode ser atualizado a qualquer momento pelo time, como fica a atualização do Burndown ? Supondo que desenvolvedores concluam tarefas em momentos distintos do mesmo dia por exemplo, como refletir no burndown que é “traçado” por dia ?

    • Avelino Ferreira 08/09/2018 em 15:27 - Responder

      Na própria daily o time pode dizer o que foi feito no dia anterior.

  6. Weberson 07/11/2018 em 16:07 - Responder

    Muito bom, aqui identifiquei alguns problemas que tenho em minhas Daily rsrsrs

Deixar Um Comentário