No nosso dia-a-dia em contato com clientes, amigos e alunos, surgem várias dúvidas sobre como se aprofundar e entender os desafios de um Product Owner. Vasculhamos os nossos arquivos e selecionamos uma lista de livros que ajudam a entender melhor o papel e as responsabilidades de um Product Owner.

1. A Startup Enxuta (Eric Ries): o Lean Startup revolucionou a maneira de construir um negócio, tornando muito mais barato e rápido, através de validação de hipóteses. O autor descreve um plano para que cada um possa executar os princípios fundamentais de Lean Startup em qualquer ambiente.

2. Running Lean (Ash Maurya): Descubra como criar um processo sistêmico para validar rapidamente as novas ideias de produtos e aumentar as suas chances de ter sucesso.

3. How to measure anything (Douglas W. Hubbard): Como medir coisas em seu negócio, que até agora, você considerava como “imensurável”, incluído satisfação do cliente, flexibilidade organizacional, risco e ROI de tecnologia.

4. Value Proposition Design (Osterwalder Alex, Pigneur Yves e Bernarda Greg): Os autores explicam como aproveitar o “Canvas da Proposta de Valor” para desenvolver, testar, lançar e gerenciar os produtos e serviços que se adaptam às necessidades dos clientes.

5. The Lean Product Playbook (Dan Olsen): Um guia passo-a-passo, utilizando princípios do Lean Startup para ajudá-lo a desenvolver o produto certo.

6. Strategize (Roman Pichler):  Pichler fornece orientações essenciais para criar estratégias e roadmaps para aumentar suas chances de criar produtos bem sucedidos na era digital.

7. Lean Customer Development (Cindy Alvarez): Evite perder tempo e dinheiro desenvolvendo um produto ou serviço que ninguém precisa, através de entrevistas abertas e técnicas de pesquisas rápidas.

8. Lean Analytics (Alistair Croll e Benjamin Yoskovitz): O maior risco que você pode ter é construir algo que ninguém quer. Neste livro, os autores trazem uma abordagem prática para validar se um problema é real, encontrar os clientes certos e decidir o que construir.

9. Do sonho a realização em 4 passos (Steven G. Blank):  O autor escreve passo a passo uma estratégia amplamente testada por empreendedores em diversos países para estruturar vendas, marketing e o desenvolvimento de negócios de um novo produto ou empresa.

10. Scrum – Gestão Ágil para Projetos de Sucesso (Rafael Sabbagh):  Rafael Sabbagh descreve diversas práticas que podem ajudar as organizações a entregar valor frequentemente para seus clientes, reduzindo desperdício e aumentando a qualidade, visibilidade e produtividade.

Como você pôde perceber, esses livros são essenciais para tornar o seu trabalho de gestão de produtos ainda mais estratégico, efetivo e bem-sucedido.

São leituras repletas de dicas e insights valiosos, que certamente trarão conhecimentos úteis para o seu trabalho como Product Owner.

Aprenda mais sobre o trabalho de PO em nossos posts:

Ainda não fez o treinamento de Product Owner? Confira as próximas turmas!