Você já esteve em uma reunião em que os assuntos iam surgindo durante a discussão e depois de muita falação nada ficou decidido? Em situações de tomada de decisão é comum que existam muitos tópicos para serem debatidos. Discuti-los um a um faz com que as reuniões se tornem longas, chatas e desgastantes para os envolvidos. Dot Voting é uma técnica de facilitação baseada em  cumulative voting utilizada para priorização colaborativa.

Utilizando o Dot Voting

Esta dinâmica deve ter uma duração curta. Se a reunião for de duas horas, ela deve durar entre quinze a vinte minutos.

  1. Comece listando todos itens de discussão no quadro. Se necessário, faça apresentações sucintas sobre aqueles que forem pouco conhecidos do público participante.
  2. Cada pessoa tem direito a três votos (marcas) que podem ser distribuídos nos itens da forma que elas quiserem. É possível que a pessoa coloque todos os seus votos em um único item. Também é possível que alguns itens não recebam nenhum voto.
  3. Conte os votos recebidos para cada item. Aqueles que receberam mais votos são os mais prioritários.

 A Figura abaixo apresenta um exemplo de Dot Voting realizado em uma reunião com cinco pessoas.

Neste exemplo, os participantes da reunião colaborativamente decidiram que prioridade de assuntos é:

  1. Contratação de novos desenvolvedores
  2. Cotação de treinamentos
  3. Avaliação 360º
  4. Resultado das reuniões de Feedback
  5. Trabalho remoto

As discussões devem começar do item mais importante para o menos importante, pois caso o tempo da reunião acabe, você garante que  os assuntos mais importantes foram tratados. E mesmo que ainda haja tempo para discutir todos os assuntos, como eles foram priorizados em ordem de importância por todo o time, pode ser que ao final se perceba que os deixados por último não sejam assim tão importantes e, portanto, nem precisem ser discutidos.