CSP: Formas de se conquistar pontos 2017-08-08T10:43:34+00:00

CSP: Formas de se conquistar pontos

Existem várias formas de se conquistar os pontos (SEUs = Scrum Education Units) necessários para se tornar um Certified Scrum Professional (CSP)

Novidade: agora você pode entrar e acompanhar os seus SEUs conforme você os conquista utilizando o link “Manage SEUs” (“Gerenciar SEUs”) em seu painel de controle da Scrum Alliance

O formulário online de SEU

Você deverá utilizar novo formulário para solicitar sua certificação Certified Scrum Professional. É importante se ter em mente que um candidato forte CSP tenha representadas todos ou a maioria das categorias descritas abaixo. Não tenha medo de enviar mais SEUs do que o necessário; listar as atividades além do número necessário de SEUs não irá prejudicar a sua candidatura.

Esse novo formulário lhe dá a oportunidade de explicar os benefícios de cada atividade para você como um praticante de Scrum. Esses detalhes podem reforçar a sua aplicação, especialmente nas categorias D, E e F; explicar por que a atividade tem sido uma parte importante da sua aprendizagem.

Categoria A: Scrum Gatherings da Scrum Alliance

Até 45 SEUs podem ser ganhos à taxa de um crédito por hora de participação em Scrum Gatherings Globais da Scrum Alliance, Regionais da Scrum Alliance e de Grupo de Usuários da Scrum Alliance, bem como em atividades de Grupos de Usuários afiliados à Scrum Alliance. Tanto palestrar, quanto fazer coaching e participar de sessões contam como atividades elegíveis para se ganhar SEUs. Além disso, porque a Scrum Alliance reconhece o valor das discussões nos intervalos das sessões (“de corredor”) nos Scrum Gatherings, você também ganha SEUs da mesma forma (um crédito por hora) para elas. Um máximo de 8 SEUs pode ser conquistado por dia. Eventos patrocinados pela Scrum Alliance devem ser incluídos na Categoria C.

Categoria B: Treinamentos ou Coaching da Scrum Alliance

Não há limite para quantos SEUs você pode submeter nesta categoria ao trabalhar com os CSTs, REPs e Coaches da Scrum Alliance. Você pode ganhá-los:

  • Ao conseguir suas certificações CSM, CSPO, e/ou CSD
  • Ao participar de treinamentos ministrados por uma REP ou CST
  • Através de mentoring concedido por um CST
  • Através de coaching individual ou em um grupo pequeno concedido por um CSC

Membros não precisam submeter os SEUs após cada sessão de coaching ou mentoring, mas podem enumerá-los todos no momento de submeter. Treinamentos pelos CSTs e REPs incluem webinars, cursos gravados e treinamentos face-a-face. Um dia de treinamento completo é equivalente a um máximo de 8 SEUs.

Categoria C: Eventos Externos

Até 15 SEUs podem ser obtidos através da participação em outros eventos relevantes, tais como conferências Ágeis, reuniões regionais de grupos de interesse, treinamento de alguém que não é um  REP ou CST, ou eventos patrocinados pela Scrum Alliance. SEUs são ganhos a uma taxa de um crédito por hora de participação ativa.

Categoria D: Serviço Voluntário

Até 15 SEUs podem ser obtidos através do fornecimento de serviços profissionais de Scrum não-remunerados para uma organização ou grupo que não seja o seu empregador. Por favor, forneça todas as informações solicitadas no formulário de aplicação.

Categoria E: Aprendizado Assíncrono

Até 15 SEUs podem ser obtidos através de várias atividades de aprendizado independentes, como a preparação de apresentações (mas não a facilitação); autoria de livros relevantes, artigos ou blogs; realização de treinamentos on-line sob demanda; leitura profunda de um ou dois livros e, em seguida, a descrição completa de seu benefício para você como um praticante de Scrum. Siga uma proporção de 1:1 para esta categoria. Uma hora investida é equivalente a 1 SEU.

Categoria F: Aprendizado Síncrono

Até 15 SEUs podem ser obtidos através de uma variedade de outras atividades de aprendizagem realizadas com outros praticantes de Scrum. A Scrum Alliance reconhece que nem toda a aprendizagem se encaixa perfeitamente nas categorias acima; portanto, um exemplo de uma forma adicional de ganhar SEUs inclui o tempo gasto como um co-instrutor, trabalhando com um instrutor mais experiente, com o objetivo de aprendizagem. Outro exemplo é ser um participante de um webinar ao vivo ou curso on-line que é liderado por um instrutor. Siga uma proporção de 1:1 para esta categoria. Uma hora investida é equivalente a 1 SEU.

Entre em contato! 🙂

Quer saber mais sobre os treinamentos e serviços da Knowledge21? Preencha o formulário ao lado. Ficaremos muito felizes em te atender. =)