Extreme Ownership – Os Navy Seals, empowerment e liderança

O Marcos Garrido nos presenteou com este belo resumo dos aprendizados sobre liderança do livro Extreme Ownership – Como os Navy Seals (tropa de Elite do exército americano) lidam com empowerment, ownership e liderança. Lições importantíssimas para qualquer time ágil:

O líder é responsável pelo sucesso ou pelo fracasso do time. Líderes que culpam seu time pelo fracasso são fracos ou covardes. Um líder de verdade assume a responsabilidade e ajuda o time a redesenhar seus processos de forma a não repetir novamente o mesmo erro.

A responsabilidade do líder com o time é inegociável e deve estar acima de qualquer relacionamento individual com outras pessoas. Quem falha constantemente deve ser rapidamente afastado em respeito ao próprio time. Líderes que reagem a um erro culpando o time passam imediatamente o mesmo comportamento para os liderados, criando um ambiente de desconfiança.

Liderança é o fator mais importante em qualquer time. Não existem times ruins, existem times com liderança fraca.

Os Seals estavam em um treinamento que consistia em montar um barco e levar pro outro lado do Rio. O Barco 2 ganhou todas as baterias. O Barco 6 chegou em último em todas. Os soldados do barco 6 não trabalhavam como time e o líder culpava o time pelas falhas. Os instrutores resolveram trocar os líderes dos barcos 2 e 6. Na bateria seguinte, os dois barcos chegaram quase empatados. O líder ruim aprendeu com o time vencedor, o time ruim aprendeu com o líder excepcional. Não existem times totalmente ruins. Times que já alcançaram a alta performance não deixam líderes ruins atrapalharem o trabalho. Auto organização funciona aqui.

Se você não entende o motivo de uma iniciativa, você tem duas opções: criticar ou perguntar o porquê. Times de alta performance buscam os porquês o tempo todo. Times de performance medíocre não só não buscam entender os motivos, como criticam a inciativa como se não fosse responsabilidade deles entender as motivações por trás das iniciativas da empresa. Líderes de alta performance antecipam esse movimento do time.

E você, gestor, product owner, scrum master, desenvolvedor, tem procurado os devidos porquês? É a sua missão como líder colocar todos remando na mesma direção, e assim conseguir dominar qualquer indústria, em qualquer mercado, contra quaisquer competidores em qualquer época!

Referências:
– Extreme Ownership: How U.S. Navy SEALs Lead and Win
– Os 5 Desafios Das Equipes – Uma História Sobre Liderança
– Management 3.0

Por | 2017-08-14T08:51:31+00:00 6 de julho, 2017|Cultura, Management 3.0, Product Owner|

Sobre o Autor:

Luiz Rodrigues (Lula) é Agile Coach na K21. Acredita na simplicidade e apoia o manifesto ágil e seus princípios. Você pode encontrar o que ele lê no twitter @luizphx, e seus rabiscos em http://luizrodrigues.me.