Eleição na Scrum Alliance: Entrevista com Rafael Sabbagh

Scrum Alliance

Rafael Sabbagh, da Knowledge21, está concorrendo na eleição para membro do Board de Diretores da Scrum Alliance. Ele pode se tornar o primeiro representante brasileiro nessa posição. Sabbagh é Certified Scrum Trainer desde 2011 e foi um dos organizadores do Scrum Gathering Rio 2014. Ele é Engenheiro de Computação com mestrado em Administração de Empresas e tem trabalhado na indústria de desenvolvimento de software há mais de 20 anos, atuando hoje como trainer e coach por todo o mundo.

Reproduzimos aqui uma entrevista realizada com o Rafael Sabbagh sobre a eleição do Board:

Pergunta: O que é o Board de Diretores da Scrum Alliance?

Rafael Sabbagh: A Scrum Alliance é uma organização sem fins lucrativos que busca apoiar e encorajar a adoção de Scrum no mundo. Ela é responsável por uma comunidade com mais de 350.000 membros, quase todos carregando pelo menos uma das certificações: Certified ScrumMaster, Certified Scrum Product Owner e Certified Scrum Developer. O Board de Diretores é um conselho administrativo que governa a Scrum Alliance e é formado por algo entre 9 e 12 membros. Alguns desses diretores são apontados pelo próprio Board, outros são eleitos por essa comunidade.

P: E quais são as responsabilidades do Board de Diretores da Scrum Alliance?

RS: O Board cuida da organização como um todo e de como ela caminha em direção ao futuro. Em outras palavras, o Board deve definir, manter e ajustar as metas estratégicas da Scrum Alliance. Deve também apoiar o trabalho da Diretora Geral, cargo hoje ocupado pela competentíssima Carol McEwan. O Board também deve garantir que a organização esteja com as finanças e a parte legal em dia. Para realizar esse trabalho, seus diretores se encontram em pessoa algumas vezes por ano e realizam reuniões periódicas por telefone.

P: Caso eleito, como você acredita que pode contribuir para a comunidade da Scrum Alliance?

RS: Caso eleito, pretendo trabalhar de portas abertas, maximizando a visibilidade do trabalho do Board para a comunidade. Acredito que a Scrum Alliance deva aumentar sua relevância para o dia a dia de trabalho dos praticantes de Scrum, para a sua carreira e para suas organizações, ajudando-as a melhor adotarem e praticarem o Scrum e Agile. Para isso, vou manter um canal aberto de comunicação com a comunidade, informando nossas ações e buscando sugestões e feedback sobre como a Scrum Alliance pode melhor lhes gerar valor. Uma das minhas principais funções também será apoiar e estimular o uso global de Scrum, especialmente em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos, como os da América do Sul, África e Ásia.

P: Por que você acredita que pode contribuir para a difusão do Scrum pelo mundo?

RS: Nos últimos anos, realizei treinamento e coaching em mais de 20 países das Américas, Europa e Ásia. Viajar e interagir com diferentes comunidades e culturas me ajudou a ter uma visão mais global de como Scrum está sendo utilizado, quais são as principais barreiras para sua adoção e como podemos contorná-las. Eu também estive em onze Scrum Gatherings – eventos oficiais da Scrum Aliance – em diferentes países (como um palestrante na maioria deles) e interagi com essas várias comunidades. Também sou um cidadão da União Europeia e falo inglês, espanhol, português e francês, o que me permite ter um alcance mais global.

P: Quem pode participar da votação?

RS: Apenas os membros da Scrum Alliance podem votar. Ou seja, aqueles que tornaram-se certificados a partir da realização de algum dos treinamentos Certified ScrumMaster, Certified Scrum Product Owner, Certified Scrum Developer e mantêm esse status de membro em dia. Também podem votar os membros básicos que, mesmo sem a certificação, pagam uma taxa básica e têm acesso a benefícios.

P: Como os membros da Scrum Alliance podem dar o seu voto?

RS: Todos os membros da Scrum Alliance já devem ter recebido o email com instruções para a votação, que vai até o dia 3 de dezembro. Outros emails ainda virão como lembretes. O título desse primeiro email foi “Cast Your Vote in the 2014 Scrum Alliance Board of Directors Election”. Deve-se clicar no link fornecido nesse email, escolher o candidato desejado e clicar no botão “Cast Your Ballot”. Caso não tenha recebido o email da Scrum Alliance, o eleitor deve entrar no endereço https://www.balloteer.com/scrum/ e entrar seu endereço de email no campo disponível (aquele que utilizou para se registrar na Scrum Alliance). Um novo email com as instruções de votação será enviado nesse caso.

P: Que mensagem final você gostaria de deixar para a comunidade de Scrum?

RS: A Scrum Alliance pode gerar mais valor e se tornar mais presente e relevante para você, membro da nossa comunidade. Caso eleito, vou trabalhar fortemente nessa direção. Mas acredito que só podemos fazer isso atuando junto à comunidade. Eu ofereço meu endereço de email pessoal, rafael.sabbagh@gmail.com, como canal direto de comunicação. Convido você a me contactar com sugestões de como você acredita que nós – a Scrum Alliance – podemos melhor criar valor para você. Também convido você a me enviar perguntas sobre mim e sobre meus planos como um membro do Board. Se essa grande comunidade me escolher como membro do Board de Diretores da Scrum Alliance, tenha certeza de que vou honrar o seu voto.

Por | 2014-11-24T18:00:10+00:00 24 de novembro, 2014|Scrum|

Sobre o Autor:

Marcos Garrido é o único Certified Enterprise Coach (CEC) brasileiro, fazendo parte do seleto grupo de 34 pessoas no mundo que possuem as duas certificações mais importantes da Scrum Alliance. Com grande atuação internacional, Marcos possui larga experiência em gestão de produtos.